quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Prefeitura inaugura faixas exclusivas para bicicletas

Com 18 km de extensão, ciclofaixas funcionam a partir deste domingo até as 13h

23/01/2011
EPTV.com
Inauguração das ciclofaixa em CampinasCiclistas campineiros e da região terão uma nova opção de passeio nos fins de semana e feriados: as ciclofaixas. Inaugurada na manhã deste domingo (23), por volta das 9h35, pela Prefeitura de Campinas, as faixas são de uso exclusivo a ciclistas e funcionarão das 7h às 13h.
Mais de 2 mil pessoas participaram da pedalada inaugural no Largo do Rosário, no Centro, onde começa a ciclofaixa, segundo a Guarda Muncipal (GM). O prefeito Hélio de Oliveira Santos, ao lado dos secretários de Transporte, de Cooperação nos Assuntos de Segurança Pública, do vereador Luís Yabiku autor da proposta da ciclofaixa, do ministro do Esporte e outros representantes, também compareceram na estreia.Ministro do Esporte, na inauguração da ciclovia em Campinas
O ministro do Esporte, Orlando Silva Junior, disse que a iniciativa é o primeiro passo, destacou a importância da faixa para a educação no trânsito. “A capital de São Paulo só conseguiu até hoje 15 km de ciclofaixas, já na primeira iniciativa Campinas tem 18 km. Muito se fala em transporte sustentável, mas ainda com poucas iniciativas, espero que Campinas também se transforme na cidade da bicicleta”. No entanto, a extensão da ciclofaixas em São Paulo é superior ao que o ministro citou, neste domingo foi inaugurada na zona Oeste de São Paulo a extensão da ciclofaixa, que liga o trecho do parque do Povo, no Itaim Bibi, ao parque Villa-Lobos, que totaliza 30 km de percurso. 
A primeria ciclofaixa de Campinas tem 18 km de extensão. Elas foram protegidas por 2,7 mil cones e 400 cavaletes ao longo do trageto que interligam vias, avenidas e parques entre o Largo do Rosário e a Lagoa do Taquaral. O trânsito de veículos, pontos de táxi e ônibus aos domingos funcionaram em outros locais para garantir a segurança dos ciclistas.
Inauguração da ciclofaixaGrupos de ciclistas da região Ecos Bikes, ASW Paulínia, Manobra sem Limites e famílias que percorreram um trajeto que começou Largo do Rosário, passando pelo Bosque dos Jequitibás até a Lagoa do Taquaral.
O percurso foi pintado no solo e teve sinalização, além de faixas para orientação dos motoristas, com o auxílio de 70 agentes da Mobilidade Urbana da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), da Guarda Municipal (GM) com 25 novas bicicletas e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para monitorar os cruzamentos e oferecer segurança aos usuários.
Para quem não gosta pedalar, a Avenida Francisco Glicério também ficará interditada aos domingos e feriados, no trecho entre o Largo do Rosário até o Largo do Pará, e pode ser utilizada para caminhada e jogos no mesmo horário de funcionamento da ciclofaixa. Neste domingo, a secretaria de Esportes e Lazer desenvolveu atividades recreativas como jogos de dama, botão, basquete, pula-pula e futebol.
A intenção da prefeitura é inaugurar outra ciclofaixa no dia 1° de Maio na região do Ouro Verde.
Ciclistas
Silvia Varanelli, primeira vez andando de bicicleta nas ruas de Campinas com a famíliaO medo de andar de bicicleta no meio do trânsito e sem sinalização fez com que o corretor de veículos Francisco Albino Pinto, 52 anos, deixasse guardada a bicicleta nova. “Minha bicicleta tem até teia de aranha, mas agora com a inauguração vou aproveitar a oportunidade e estrear a minha bicicleta, além de praticar mais exercício”, disse. A dona de casa Silvia Varanelli, 45 anos, veio acompanhada do marido e do filho que já são ciclistas também ficou animada com a estreia das novas faixas. “A ciclofaixa foi um incentivo para eu começar a pedalar”, diz.
Segundo o publicitário Guto Modesto, 34 anos, ciclista há sete anos, a iniciativa da implantação das ciclofaixas na cidade significa o começo para aumentar o espaço do ciclismo na cidade. “Gostaria que ampliasse para outros dias da semana, para treinar além dos domingos”, afirma.
Orientação
Durante os dias úteis é proibida a utilização da ciclofaixa de lazer, exceto nos trechos da Praça Arautos da Paz e da Lagoa do Taquaral onde já existe regulamentação para o uso diário de ciclistas, de acordo com informativo da Emdec.

I  M  P  R  E  N  S  A 
Bancários Campinas
Fone: (19) 3731-2688 

Nenhum comentário:

Postar um comentário